Seu Carrinho de Compras está vazio.

Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos Industriais

Es    Especialização Lato Sensu

Curso coordenado pela Cobrapi Educação em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), conforme legislação específica (Resolução Nº 01, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, de 08 de junho de 2007).

Sabe-se que, hoje, não basta gerenciar isoladamente os contratos de ENGENHARIA, sem a visão da entrega global e dos impactos de todas as ações na cadeia de valor para garantir o sucesso na entrega final do empreendimento.

A implantação de um empreendimento industrial é uma tarefa que requer, em todas as suas fases e etapas, o esforço combinado e coordenado de especialistas de várias áreas de atuação.

Um dos fatores para o êxito desse esforço é o gerenciamento eficiente do projeto, isto é, a habilidade de definir claramente os objetivos, avaliar os recursos necessários a sua realização e aplicá-los de maneira mais eficiente possível.

É importante salientar que o gerenciamento de um empreendimento de engenharia necessita de conhecimentos muito além da usual “gestão de projetos” e das metodologias do PMI/PMBOK amplamente divulgadas no mercado.

Neste ponto já se nota um diferencial deste curso: trata-se de “Projetos de Engenharia Industrial”, e não de um “projeto” qualquer.

O objetivo fundamental do gerenciamento deve ser analisar a performance do trabalho de engenharia com relação ao que foi planejado, identificando em tempo os problemas e promovendo as medidas corretivas.

Dependendo do tamanho do empreendimento, o gerenciamento poderá ser exercido por um único profissional ou por uma equipe de profissionais com estrutura gerencial bem definida e de dimensão variável ao longo de sua implantação em função das características próprias de cada uma de suas etapas. Em ambos os casos deve ser ressaltada a figura do Gerente do Projeto, que é o responsável pela implantação do empreendimento, dentro da estimativa de custo prevista, de acordo com as especificações técnicas pré-estabelecidas e no prazo definido. O gerente do projeto, normalmente, deve ser um engenheiro experiente com prática em administração de implantação de empreendimentos.

O gerenciamento da implantação de um empreendimento pode exigir o desenvolvimento das atividades a seguir relacionadas, temas tratados com profundidade neste curso:

* Administração de Contratos
* Planejamento e Controle Físico
* Planejamento e Controle Econômico Financeiro
* Gerenciamento da Engenharia de Projetos
* Gerenciamento de Suprimentos
* Gerenciamento da Construção e Montagem
* Gerenciamento do Comissionamento e Pré-Operação

Público Alvo
Profissionais com diploma de ensino superior, preferencialmente que atuem ou desejem atuar com o Gerenciamento da Implantação de Projetos (empreendimentos) Industriais e que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos em todas as suas fases e etapas: Administração de Contratos, Planejamento e Controle Físico, Planejamento e Controle Econômico Financeiro, Gerenciamento da Engenharia de Projetos, Gerenciamento de Suprimentos, Gerenciamento da Construção e Montagem e Gerenciamento do Comissionamento e Pré-Operação.

Carga Horária
Sugere-se 434 h/a, com periodicidade quinzenal (sextas e sábados). Esta carga horária (bem como os dias de oferecimento) poderá ser adaptada em função da estrutura da Instituição de Ensino Superior (IES).

Eixo de Metodologia
Metodologia da Pesquisa Científica

Eixo de Fundamentação

- Empreendimentos industriais
- Normalização e legislação profissional
- Segurança do trabalho
- Gestão de pessoas e os projetos
- Auditorias em projetos industriais
- Planejamento e controle de projetos
- Propostas e Administração de contratos

Eixo de Especialização
- Gerenciamento estratégico e do escopo de projeto
- Gerenciamento da engenharia de projetos
- Gerenciamento de suprimentos e riscos
-Gerenciamento da construção e montagem
-Gerenciamento do comissionamento e pré-operação
-  Gerenciamento dos custos
-Implantação e gerenciamento de PMO
-Metodologias aplicadas a projetos e gestão da integração 
- Análise técnica e econômica de projetos

Disciplinas:
Metodologia de pesquisa, empreendimentos industriais, introdução ao direito, normalização e legislação profissional, gestão ambiental e sustentabilidade, segurança do trabalho, fundamentos da gestão de projetos.

Eixo de especialização
Este núcleo objetiva fornecer conhecimentos científicos e tecnológicos específicos para a formação do especialista, garantindo o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a atuação na sua categoria profissional. É formado por disciplinas específicas para a prática do gerenciamento de projetos industriais.

Disciplinas:
Gerenciamento estratégico e projetos, Estrutura organizacional e a inovação, Gestão de pessoas e os projetos, Acompanhamento e controle de projetos, Gerenciamento da engenharia de projetos, Gerenciamento de suprimentos, Gerenciamento da construção e montagem, Gerenciamento do comissionamento e pré-operação, Gerenciamento dos custos, Gerenciamento além do PMBOK, Controle da documentação técnica, Administração de contratos de projetos de engenharia, Implantação e gerenciamento de PMO, Metodologias aplicadas a projetos, Estudo de ferramentas, Análise técnica e econômica de projetos, Seminários e visitas técnicas.

IES Parceira:
- No momento o curso não está sendo divulgado. Consulte nosso atendimento para saber mais sobre a próxima oferta!

twitter-logo-30px Facebook_icon30 separador-menubandeiras_pagseguro1