Seu Carrinho de Compras está vazio.

Lista Docentes

Daniela Cavalcante Pedroza

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Graduada em Engenharia Ambiental - CREA 101925/D. Atua como Diretora Técnica Verde Ghaia; Vice-Presidente Instituto Verde Ghaia - OKSIGENO; Membro do Comitê Ambiental AMCHAM; Auditora Líder ISO 14001 (Meio Ambiente); Auditoria Líder ISO 22000 (Segurança de Alimentos); Auditora Líder OHSAS 18001 (Segurança e saúde no Trabalho); Auditora Líder ISSO 9001 (Qualidade); Auditora de Conformidade Legal dos Sistemas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social e Segurança de Alimentos; Consultora e Auditora para implantação dos Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão da Responsabilidade Social, Gestão da Segurança de Alimentos. Consultora para implantação de programas de Sustentabilidade; Consultora Técnica em projetos ambientais e de Saúde e Segurança do Trabalho; Consultoria em Sistemas de Gestão Integrada e Educação Ambiental; Planejamento, execução, verificação e análise de projetos de Engenharia Ambiental; Execução de Implantação de projetos para obtenção de licenciamento ambiental; Investigação de Passivos Ambientais para encerramento de atividades; Elaboração e coordenação de estudos ambientais, EIA/RIMA, RCA, PCA, RIU;PEA;PGR; Instrutora de cursos voltados para a área ambiental - Gestão de águas e efluentes, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Economia Ambiental, Mudanças Climáticas; Elaboração de Projetos em Gestão de Resíduos Sólidos - PGRS; Integrante do grupo de estudos para Projeto de Seqüestro de carbono para empresas do ramo automobilístico e sucroalcooleiro; Engenheira responsável pelos projetos de carboneutralização de diversos segmentos, com realização de cálculos de inventário de emissões de GEE e implantação de projetos para mitigação do aquecimento global. Consultoria para empresas nos diversos segmentos e regiões sobre mudanças climáticas e MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para suas atividades; Estudos de atividades industriais para implantação de tecnologias limpas. Acompanhamento de todo o processo de execução de projetos de carboneutralização; Instrutora para o curso de Gestão de Resíduos Sólidos para profissionais da área de meio ambiente e gestores de empresas de vários segmentos e regiões; Consultora e Auditora de sistema de gestão integrada (Meio ambiente, Saúde e Segurança, Qualidade, Responsabilidade Social e Segurança de Alimentos); Auditora de Conformidade Legal dos sistemas de gestão de meio ambiente, gestão da saúde e segurança no trabalho, gestão da responsabilidade social, gestão da qualidade e gestão da segurança de alimentos

Daniela Cavalcante Pedroza

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Graduada em Engenharia Ambiental - CREA 101925/D. Atua como Diretora Técnica Verde Ghaia; Vice-Presidente Instituto Verde Ghaia - OKSIGENO; Membro do Comitê Ambiental AMCHAM; Auditora Líder ISO 14001 (Meio Ambiente); Auditoria Líder ISO 22000 (Segurança de Alimentos); Auditora Líder OHSAS 18001 (Segurança e saúde no Trabalho); Auditora Líder ISSO 9001 (Qualidade); Auditora de Conformidade Legal dos Sistemas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social e Segurança de Alimentos; Consultora e Auditora para implantação dos Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão da Responsabilidade Social, Gestão da Segurança de Alimentos. Consultora para implantação de programas de Sustentabilidade; Consultora Técnica em projetos ambientais e de Saúde e Segurança do Trabalho; Consultoria em Sistemas de Gestão Integrada e Educação Ambiental; Planejamento, execução, verificação e análise de projetos de Engenharia Ambiental; Execução de Implantação de projetos para obtenção de licenciamento ambiental; Investigação de Passivos Ambientais para encerramento de atividades; Elaboração e coordenação de estudos ambientais, EIA/RIMA, RCA, PCA, RIU;PEA;PGR; Instrutora de cursos voltados para a área ambiental - Gestão de águas e efluentes, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Economia Ambiental, Mudanças Climáticas; Elaboração de Projetos em Gestão de Resíduos Sólidos - PGRS; Integrante do grupo de estudos para Projeto de Seqüestro de carbono para empresas do ramo automobilístico e sucroalcooleiro; Engenheira responsável pelos projetos de carboneutralização de diversos segmentos, com realização de cálculos de inventário de emissões de GEE e implantação de projetos para mitigação do aquecimento global. Consultoria para empresas nos diversos segmentos e regiões sobre mudanças climáticas e MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para suas atividades; Estudos de atividades industriais para implantação de tecnologias limpas. Acompanhamento de todo o processo de execução de projetos de carboneutralização; Instrutora para o curso de Gestão de Resíduos Sólidos para profissionais da área de meio ambiente e gestores de empresas de vários segmentos e regiões; Consultora e Auditora de sistema de gestão integrada (Meio ambiente, Saúde e Segurança, Qualidade, Responsabilidade Social e Segurança de Alimentos); Auditora de Conformidade Legal dos sistemas de gestão de meio ambiente, gestão da saúde e segurança no trabalho, gestão da responsabilidade social, gestão da qualidade e gestão da segurança de alimentos.


Antônio Abdo Júnior

antonio-abdo-siteEngenheiro Metalúrgico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1986 - 1993). MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Dom Cabral - FDC (2004 - 2006). Trabalhou em empresas como a Usina Siderúrgica de Minas Gerais - USIMINAS (1992-1993), São Bento Mineração S.A. (1994 - 1998), Mineração SOCOIMEX S.A. (1998 - 2000), Companhia Vale do Rio Doce - CVRD (2000 - 2006) e, desde 2006, atua na Companhia Siderúrgica Nacional - CSN como Gerente de Novos Negócios. Possui, ainda, qualificações especiais em Processos Minerais, Avaliação de Negócios, Planejamento Estratégico e de Projetos, Gestão de Pessoas, Finanças, Green Belt e Supervisor de Radioproteção.



Claudio Sérgio Mardegan

claudio_mardegan
Engenheiro Eletricista, formado em 1980 pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), hoje UNIFEI, autor do livro de Proteção e Seletividade, atualmente é Diretor da EngePower Engenharia e Comércio Ltda, empresa situada entre as líderes de mercado no segmento de estudos elétricos. Atua na área de proteção há 30 anos, tendo experiência em estudos, projetos, montagens/instalações, comissionamento, start-up e operação assistida. Já escreveu vários artigos e realizou estudos de curto-circuito e seletividade em muitas empresas nacionais e internacionais de grande porte. Já ministrou este curso por mais de 25 vezes.r de Radioproteção.


Clóvis dos Santos Medeiros

Engenheiro eletricista pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Possui pós – graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela UFPB;pós – graduação em Docência para o ensino superior pela UFAL; pós – graduação Gestão da Manutenção, pela UNIFAL. Tem quase trinta anos de experiência em manutenção de sistemas elétricos industriais. Atualmente, é professor do curso de Engenharia Elétrica do CESMAC, projetista autônomo de SPDA, instrutor convidado do Corpo de Bombeiros de Alagoas e instrutor convidado da Fundação COGE


Douglas Garcia Alves

douglas-garciaIniciou sua carreira profissional em 1969 na FORD do Brasil como engenheiro de manufatura onde atuou até 1971. Em 1971 atuou como engenheiro associado na IBM do Brasil. De 1973 a 1975 atuou como supervisor de engenharia industrial na BENDIX do Brasil. De 1975 a 1980 atuou na USIMINAS Mecânica como gerente de projetos. De 1981 a 1983 atuou na M.DEDINI S/A como gerente de planejamento. De 1985 a 1987 atuou diretamente com o Diretor Industrial na EQUIPAMENTOS VILLARES. De 1987 a 1989 atuou como gerente de contratos na WIRTH Latina Máquinas e Equipamentos. De 1989 a 1991 atuou como consultor na AUSTIN Brasil. De 1991 a 1994 atuou na gerência de operações e montagem da FIEZA Engenharia. De 1994 a 1997 atuou na PENTA Consultoria e Montagem Industrial na Superintendência de Desenvolvimento de Contratos e na Superintendência de Engenharia. De 1997 a 1998 atuou como gerente de projetos na DST - Máquinas e Equipamentos Ltda.. Em 1998 atuou na ENGEPLAN - Serviços Técnicos (empresa jurídica) como responsável técnico na elaboração de projetos. De 2004 a 2005 atuou na MINER CONSULT Engenharia como engenheiro mecânico, de 2005 a 2007 na ECM Projetos Industriais, também como Engenheiro Mecânico. Atuou na LYON ENGENHARIA de Julho2007 até outubro 2008, como Líder da Disciplina Mecânica compreendendo equipe de Engenheiros, Técnicos e Projetistas. Atua na EPC ENGENHARIA PROJETOS E CONSULTORIA desde Outubro de 2008 na disciplina mecânica.supervisionando equipe de implantação de Projetos.

Emil de Souza Sánchez Filho

EMIL_SANCHENZGraduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1976). Especialização em Concreto Protendido (1976), mestrado em Engenharia Civil pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), doutorado em Engenharia Civil pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Pesquisador visitante da T.U. Braunschweig/Alemanha. Ex-professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando nos seguintes temas: concreto estrutural, modelos de bielas e tirantes, reforço estrutural, torção e estruturas de concreto e mecânica dos sólidos. Publicou mais de 150 trabalhos (artigos em congressos e periódicos, livros, capítulos de livros e teses).

Fabrício José de Carvalho Pinheiro

Profissional formado em Engenharia Mecânica (Ênfase em Produção) pela UFMG, com pós-graduação em Logística pela USP e MBA em Finanças pelo IBMEC/RJ. Experiência de mais de nove anos na área de Logística/Suprimentos (Projetos, Desenvolvimento de Negócios, Operações de Logística e Planejamento de Materiais).
Experiência na área comercial: Desenvolvimento de Novos Negócios com diversos clientes de diferentes Setores.
Experiência na área operacional: Implementação de operações logísticas nos setores de telecom, automotivo e de mineração.
Experiência na área de Planejamento Estratégico: Planejamento/implementação de Projetos de Terceirização (Substituição de Operador Logístico) e Participação de incorporação de empresas na “Frente de Suprimentos”, trabalhando a absorção das atividades de logística, desenho de fluxos para a Cadeia de Materiais, de acordo com as Normas da Cia. Gestor de Contratos com forte interface com a área de compras, inclusive em negociações com fornecedores. Planejamento de materiais para abastecimento das unidades produtivas da Vale com forte interface com todas os elos da Cadeia Logística da Cia.
Trabalhei em apenas duas empresas: TNT Logistics (Operador Logístico) e Cia Vale do Rio Doce.
Na TNT Logistics fui responsável pela Área de Negócios e Projetos da Companhia, no Setor Automotivo e Industrial e também Gerente de um Contrato de uma empresa do Setor de Telecom.
Na Vale (Atual Emprego) fui responsável pela logística de armazenagem e abastecimento de suas Unidades Produtivas (Com materiais para manutenção) dos estados de SE/BA/ES/RJ. Atualmente, sou responsável pelo Planejamento da Cadeia de Materiais Estocáveis (Supply Chain) de todo o Brasil e também responsável pela reposição e controle dos estoques da Vale Brasil.

Gizelle Lira Fonseca

Mestranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais. Especialista em Geoprocessamento e graduada em Geografia - CREA 93.898/D. Com qualificações em interpretação e implementação das normativas ISO 14.064, ISSO 50001; Elaboração de projetos de Eficiência Energética; Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Identificação de Aspectos e Impactos Ambientais; Legislação Ambiental; Reabilitação de Áreas Degradadas; Impactos Ambientais dos Projetos de Mineração; Fundamentos para Execução de Plano de Áreas Degradadas; Valoração de Passivos Ambientais. Atua como coordenadora do Instituto Verde Gaia - OKSIGENO, com experiências em diversas áreas como: Consultoria em Educação Ambiental; Planejamento, execução, verificação e análise de projetos ambientais; Execução de Implantação de projetos para obtenção de licenciamento ambiental; Investigação de Passivos Ambientais para encerramento de atividades; Elaboração e coordenação de estudos ambientais, EIA/RIMA, RCA, PCA, RIU; PEA; PGR; Elaboração de Projetos em Gestão de Resíduos Sólidos - PGRS; Integrante do grupo de estudos para Projeto de Seqüestro de carbono para empresas do ramo automobilístico e sucroalcooleiro; Geógrafa responsável pelos projetos de carboneutralização de diversos segmentos, com realização de cálculos de inventário de emissões de GEE e implantação de projetos para mitigação do aquecimento global; Consultoria para empresas nos diversos segmentos sobre mudanças climáticas e MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para suas atividades; Estudos de atividades industriais para implantação de tecnologias limpas; Acompanhamento de todo o processo de execução de projetos de carboneutralização.

João Antônio de Almeida Júnior

joo_antonioGraduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2003), Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá (2006) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2006). Professor dos cursos de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento Financeiro e Gerenciamento de Contratos e Aquisições na Sociedade Mineira de Engenheiros, Gerenciamento de Claims no SINDUSCON-MG; de Gerenciamento de Contratos na pós-graduação em Custos, do Centro Universitário de Minas Gerais- UNIBH e do curso de graduação em Administração de Empresas da Faculdade Metropolitana de BH. Atua na análise, preparação e negociação de claims, processos e perícias judiciais e resolução de disputas e controvérsias em obras de construção .

José Barbosa de Oliveira

Graduado em Física pela UFMG, Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, especialista em tecnologia da qualidade pelo CEFET-MG. Atua como Gerente de Engenharia da Termotécnica Indústria e Comércio Ltda, empresa referência Nacional no ramo de para-raios e vencedora de todas as edições do Prêmio Qualidade concedido pela Revista Eletricidade Moderna. É membro da comissão que revisa a norma NBR5419: 2005 da ABNT, instrutor e palestrante com experiência exclusiva em projetos de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), desde 1996.


Leandro Cesar Mol

 

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em engenharia de projetos industriais pela Newton Paiva, Belo Horizonte, e é profissional certificado PMP - Project Management Professional pelo PMI® - Project Management Institute. Possui um portfólio de cursos na área de gerenciamento de projetos, compreendendo “Curso Preparatório para Exame PMP”, “Curso de Gerenciamento de Projetos”, “Curso de Técnicas de Planejamento”, “Curso de MS Project 2013 Aplicado Gestão de Projetos” e “Curso de Primavera Planner (P7®)”. Atualmente, é gerente geral de planejamento e PMO de todo o portfólio de projetos da empresa SEI Engenharia, atuando também como professor dos cursos de pós-graduação na PUC Minas.


Leonardo Gontijo Vieira Gomes

Mestre em administração - linha de pesquisa responsabilidade social, pós-graduado em engenharia ambiental integrada com ênfase em legislação ambiental. Graduado em engenharia civil com especialização em segurança do trabalho. Graduado em Direito. Especialização Direito ambiental. Atua como professor Universitário: Una, Milton Campos e Pitágoras. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduação em Direito pela Universidade FUMEC (2001). Pós Graduado em Gestão Ambiental;Engenharia de Segurança do Trabalho e Responsabillidade Ambiental.Mestre em Administração pela PUC Minas. Atualmente é gerente técnico da Verde Gaia Consultoria e Educação Ambiental LTDA, professor da Universidade Milton Campos, do Pitágoras e professor do Centro Universitário UNA. Tem experiência nas áreas Ambientais, ocupacionais e de responsabilidade social. Atualmente Gerente Técnico Jurídico na Verde Gaia consultoria e gestão ambiental. Já atuou como: Responsável pela elaboração de estudos de viabilidade econômica e implementação da norma ISO 14001; Prestação de serviços na área ambiental, atuando como consultor das normas ISO 14001, SA 8000 (responsabilidade social) e OHSAS, (18001) Saúde e Segurança, para diversas empresas. Elaboração e confecção de cursos. Prestação de serviços nas áreas ambiental, ocupacional e de responsabilidade social, efetuando treinamentos, (aulas, cursos e palestras), internos e in company. Responsável pela coordenação do setor ambiental e ocupacional. Analista ambiental e ocupacional assessorando as diversas áreas nas questões ambientais e ocupacionais. Membro do Codema e do conselho consultivo do Itacolomi. Forte interface com os órgãos ambientais nos processos de licenciamento. Responsável por treinamentos na área ambiental. Auditor Lead ISO 14001 e OHSAS 18001.

Luiz Henrique Piovezan

Luiz_PiovezanMestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (2000) com o tema estratégia empresarial. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP em 1988. Atualmente é engenheiro civil na Petrobras (concursado). Assessorou e prestou consultoria a empresas e sindicatos em programas de gestão e melhoria organizacional, principalmente orientando na estruturação do negócio tendo em vista a situação de mercado das empresas. Realizou diagnósticos setoriais visando à implantação de melhorias e sistemas de gestão. Implantou ISO 9000 em empresa. Foi professor dos cursos de Arquitetura e Design da Universidade Bandeirante de São Paulo, ministrando disciplinas de Sistemas Estruturais e relacionadas com Administração e Economia. Foi professor dos cursos de Engenharia e de Administração na mesma Universidade. Foi professor do Curso Técnico em Edificações no SENAI-SP. Tem vários artigos publicados em revistas científicas e de administração, além de ter publicado artigos em congressos nacionais e internacionais.

Marcelo de Souza

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Graduado em Engenharia Ambiental. Tecnólogo em Meio Ambiente e Téc. Seg. do Trabalho, Segurança do Trabalho, CREA-SP 5062462018. Atua na Coordenação da equipe de consultores da empresa, fornecendo suporte técnico e orientação para desenvolvimento dos projetos em andamento, com foco na eficiência e eficácia das atividades. Prospecção comercial em diversos clientes, demonstrando os produtos e as vantagens dos serviços prestados pela empresa, nas áreas de consultoria, treinamentos, identificação de requisitos legais aplicáveis, dentre outros. Desenvolvimento de trabalhos como consultor para implantação e manutenção de sistemas de gestão integrados (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, segurança de alimentos). Auditorias dos Sistemas de Gestão Integrados, com base nos requisitos das normas ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 9000, SA 8000 e ISO 22000. Levantamento de requisitos legais aplicáveis aos diversos clientes da empresa, considerando o seu remo de atuação, atividades e características de seus processos. Condução de avaliações acerca do atendimento de requisitos legais - análise de aplicabilidade e conformidade legal. Realização de treinamentos dos mais diversos temas nas áreas de qualidade, meio ambiente, SST, Responsabilidade Social e segurança de alimentos.

Mônica Spranger

Engenheira Civil pela PUC - Pontifícia Universidade Católica / RJ, em 1978. Co-autora dos livros: " A Engenharia de Custos na Viabilidade Econômica de Empreendimentos Industriais" (em lançamento) e "Estimativas de Custos de Investimentos para Empreendimentos Industriais" (2ª edição - 2008). Atuou no setor empresarial com Engenharia de Custos de Projetos / Estimativas de Custos Operacionais e de Investimentos / Controle de Custos; Administração de Contratos; Estudos de Viabilidade Econômica; Avaliações Patrimoniais; Análise de Propostas Técnicas e Comerciais; Análise de Pleitos e no setor acadêmico como professora dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Custos dos convênios IBEC / INPG; IBEC / UFF e de cursos "in company" na disciplina de Estimativas de Custos de Investimentos. Trabalhou em empresas como Spranger Estimativas de Custos; Projector Engenharia Ltda; Guimar Engenharia S/A; Infraero; White Martins e Natron Consultoria e Projetos.




Normando Alves

Normando-alvesEngenheiro Civil, Eletrotécnico, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FUMEC/MG e especializado em Estruturas de Concreto Armado pela UFMG. Especialista renomado em cursos de SPDA em todo território nacional desde 1993. Foi relator da NBR5419/2005. É membro atuante do comitê de revisão da norma NBR5419/2005 na ABNT, capacitador de vistoriadores e auditores de instalações de SPDA. Atualmente é diretor da SME - Sociedade Mineira de Engenheiros e Diretor de Engenharia da Termotécnica Indústria e Comércio Ltda, empresa referência nacional no ramo de para-raios e vencedora de todas as edições do Prêmio Qualidade concedido pela Revista Eletricidade Moderna. Palestrante nos principais congressos, simpósios e eventos - nacionais e internacionais - voltados para áreas de Instalação, Projetos e Construção Civil, promovidos por parceiros como: CREA, SINDUSCON, ABRASIP, ABEE, AMES e COOPPTEC.

Paulo Roberto Arantes da Silva

Paulo-arantesEngenheiro Civil, Universidade Federal de Ouro Preto (1970) e Especialização Engenharia de Estruturas pela UFMG (1981). Professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, Gerente de Comercialização na COBRAPI. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto Armado e Fundações e Gerenciamento de Projetos Industriais multidisciplinares. Assessor da Diretoria Financeira, Gerente de Controle Operacional, Gerente de Engenharia, Chefe do Depto. Controle e Gerenciamento, Chefe da Divisão de Engenharia Civil, da Divisão de Projetos Executivos, Gerente de Projeto, Chefe da Unidade de Técnica de Concreto, Engenheiro Projetista de Estruturas de Concreto e Fundações. Projetos de Estruturas Industriais em Concreto Armado; Mecânica dos Solos e Projeto de Fundações para Estruturas e Equipamentos; Projetos de Reforços de Estruturas e Fundações; Planejamento, Controle, Gerenciamento de Contratos e Projetos de Engenharia, Gestão Financeira.

Rafael Rigoni

Rafael-RigoneEngenheiro Mecânico, graduado pela PUC Minas em 2004. Mestrando em engenharia mecânica da PUCMinas, pós-graduado em Engenharia de Projetos Insdustriais pela Newton-Paivas e especialista em projetos de plantas industriais - Finlândia 04,05,07: www.elomatic.com . Possuiu 10 anos de experiencia na participação em vários projetos 3D de Mineração, Siderurgia, Projetos Portuários e equipamentos mecânicos para as empresas Vale, Anglo, Votorantim, Arcelor, Gerdau, Cargill. Atualmente é gerente de projetos da VIT: www.vit.com.br.




Ricardo Prado Tamietti

Ricardo-tamiettiGraduado em Engenharia Elétrica pela UFMG em 1994, onde também concluiu os cursos de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Qualidade de Energia. Com grande experiência na elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de instalações elétricas industriais e sistemas prediais. Engenheiro e consultor da COBRAPI desde 1994, atuando nas áreas de engenharia de projetos, planejamento e controle, gerenciamento de contratos e de equipes técnicas multidisciplinares, assessoria de comunicação e planejamento corporativo. Atualmente Diretor Executivo da Cobrapi Educação e Gerente Geral da unidade de negócios da COBRAPI em Minas Gerais. Auditor líder responsável pela implantação, gerenciamento e integração de sistemas de gestão (ISO9001, ISO14001, OHSAS18001, ISO50001). Coordenador e auditor multidisciplinar em empreendimentos industriais. Na área acadêmica, atua como Coordenador técnico e docente de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu direcionados ao ensino da engenharia de projetos industriais em diversas universidades do país. Membro da Comissão de Estudos CE-064.01 da ABNT/CB-03 - Comitê de Eletricidade da ABNT. Autor de diversas publicações técnicas e softwares na área de engenharia (www.engeweb.eng.brwww.engeweb.eng.br)


Sérgio Conforto

Pós-graduado em Análise Econômica pelo Conselho Nacional de Economia (1966). Engenheiro Civil pela Universidade Veiga de Almeida (1979); Matemático pela Associação Universitária Santa Úrsula (1972); Economista pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1963). Co-autor dos livros: "A Engenharia de Custos na Viabilidade Econômica de Empreendimentos Industriais (em lançamento) e "Estimativas de Custos de Investimentos para Empreendimentos Industriais"( 2ª edição - 2008). Atuou no Gerenciamento de Implantação de Empreendimentos; Implantação do Setor de Engenharia de Custos de Projetos em empresas; Elaboração de Estudos de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimentos; Elaboração de Estimativas de Custos Operacionais e de Investimentos; Elaboração de Estudos Econômicos Setoriais; Análise de Pleitos e no setor acadêmico como professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Custos do convênio IBEC / INPG; IBEC / UFF e de cursos "in company". Trabalhou em empresas como: Spranger Estimativas de Custos; Ministério da Aeronáutica; Projector Engenharia Ltda; Esca-Engen.

twitter-logo-30px Facebook_icon30 separador-menubandeiras_pagseguro1